SAE  |  PRG  |  UNICAMP   



Orientação Educacional

Palestrantes

08/11/2016 - "“Você sofre de ansiedade na universidade? O uso de estratégias de regulação emocional"
Drª. Danielle Ribeiro Ganda

Drª. Danielle Ribeiro Ganda possui Formação em Psicologia (2006) e Pós-graduação em Psicopedagogia Escolar (2009) pela Universidade Federal de Uberlândia. É mestre (2011) e Doutora em Educação (2016) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na Linha de Pesquisa Psicologia Educacional. A sua pesquisa de doutorado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, teve como foco a Autorregulação da Aprendizagem de alunos do Ensino Superior. Tem experiência na área escolar, tendo atuado principalmente com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, intervenção psicopedagógica e formação docente.

08/11/2016 - ""Empreendedorismo e a carreira do empreendedor: como o ecossistema de empreendedorismo pode ser a base de recursos e de aprendizado para a sua carreira empreendedora!""
Paulo Lemos

Paulo Lemos é empreendedor, educador e pesquisador na área de empreendedorismo e inovação. Atua como pesquisador associado à Unicamp (GEOPI), é professor da Escola de Extensão da Unicamp na parceria com a Coursera, é professor da Casa do Saber-SP. Colabora como professor do curso de administração de empresas e engenharia de produção da Facamp. É mentor de startups e organizações ligadas a diferentes ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Participou do Global Faculty Colloquium at Technology Entrepreneurship Education, University of California, Berkeley. É avaliador científico do "Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas" (EGEPE) e da ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

23/09/2016 - "Estudante universitário e liderança: contribuições e desenvolvimento de habilidades sociais para o mundo do trabalho"
Profª. Drª. Daniele Carolina Lopes

Profª. Drª. Daniele Carolina Lopes, Psicóloga, Mestre em Educação Especial, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, atua como docente substituta no Departamento de Psicologia da UFSCar. É membro integrante do Grupo de Pesquisa "Relações Interpessoais e Habilidades Sociais" (RIHS) da Universidade Federal de São Carlos.

14/09/2016 - "Vida Universitária: percurso e oportunidades"
Profª. Drª. Maria Teresa M. Rodrigues

Profa. Maria Teresa M. Rodrigues, Docente da Faculdade de Engenharia Química, Doutora em Engenharia Elétrica, Pós-doutorado na Carnegie Mellon University, Coordenadora de Graduação da FEQ por 6 anos, Coordenadora do SAE por 4 anos, Atualmente (2016) coordenadora de Ensino do EA2/PRG

27/04/2016 - "Sono e exercício físico"
Profª. Drª. Andrea Maculano

Profa. Dra. Andrea Maculano Esteves. Possui graduação em Educação Física (1999) e especialização em Esportes Adaptados (2000) pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Mestrado em Psicobiologia (2003), doutorado em Ciências (2007) e pós doutorado (2011) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e credenciada nos cursos de pós-graduação:1) Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo na mesma instituição e 2) programa da FEF/UNICAMP na área de concentração Atividade Física Adaptada. É coordenadora do Laboratório de Sono e Exercício Físico (LASEF/FCA/UNICAMP) e tem experiência em pesquisa (básica e clínica), docência e extensão na área de aspectos psicobiológicos, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, sono, distúrbios do sono, exercício físico e trabalho em turno. É membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB).

21/03/2016 - "Preparados para o trabalho? Conheça o que os empregadores valorizam e saiba no que investir durante a formação"
Prof.ª Dr.ª Diana Aguiar Vieira

Diana Aguiar Vieira é Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto e a sua Tese de doutoramento sobre a “Transição do ensino superior para o trabalho” recebeu o “Prémio Agostinho Roseta” instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, em Portugal. Atualmente é Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP) na área da Empregabilidade & Alumni e Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP).Tem criado e coordenado vários serviços em Instituições de Ensino Superior relacionados com a gestão da carreira e inserção profissional de estudantes e graduados. Coloca o saber da psicologia mais próximo das pessoas é um dos seus lemas e o seu site www.beyou-bemore.com visa facilitar esse propósito.

15/03/2016 - "Fatores de estresse e ansiedade no ambiente universitário."
Prof.ª Dr.ª Fernanda Klein Marcondes

Bióloga formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciências Biológias, Doutora em Ciências e Livre-docente na área de Fisiologia e Biofísica pela UNICAMP. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo. É responsável pelo Laboratório de Estresse da FOP-UNICAMP, onde coordena pesquisas sobre as respostas cardiovasculares, hormonais, metabólicas e comportamentais desencadeadas pela reação de estresse, sobre a relação entre estresse e halitose e sobre metodologias de ensino em Fisiologia.

13/11/2015 - " Como se preparar para alcançar o sucesso depois da graduação? Aspectos gerais e contextuais."
Prof.ª Dr.ª Marina Cardoso de Oliveira

Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Psicologia pelo Programa em Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Pesquisa temas associados ao desenvolvimento de carreira de estudantes universitários, transição universidade-trabalho e sucesso na carreira.

14/10/2015 - "Lazer, aprendizagem e Universidade: uma relação possível?"
Prof.ª Luciane Ghiraldello

Professora do Ensino Superior desde 1999 lecionando disciplinas nas áreas do Lazer, Turismo e Educação; membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Turismo da Puc Minas - campus de Poços de Caldas de 2001 a 2010; membro da equipe de Eventos do Curso de Administração da Puc Minas - campus Poços de Caldas. Membro do Conselho Municipal de Turismo do Município de Poços de Caldas - MG. Possui graduação em Turismo, especialista em Planejamento e Marketing turístico, mestre e doutoranda em Educação; professora da Puc Minas - campus em Poços de Caldas, MG; curiosa sobre o lazer e as formas de usufruir o tempo livre.

22/09/2015 - "Neurologia Cognitiva e Aprendizagem"
Prof.º Dr. Benito Damasceno

Professor Titular do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1973), especialização em Neurologia e Neuropsicologia no Hospital Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, Suécia (1977 a 1983), mestrado em Clínica Médica pela UNICAMP (1988), doutorado em Ciências Médicas pela UNICAMP (1993). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, Neuropsicologia e Neurociência Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: demência, afasia, hidrocefalia de pressão normal, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, neuropsicologia da memória e teoria-da-mente, testes cognitivos.

18/08/2015 - "O que vale aprender hoje para o amanhã? Novas formas de aprender num conectado"
Prof.º Dr. José Manoel Moran

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância.

12/05/2015 - "Pôquer: riscos, estratégias e decisões"
Prof.º Dr. Cristiano Torezzan

Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Fez graduação em Matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso e doutorado direto em Matemática Aplicada na UNICAMP, onde também fez um pós-doutorado na mesma área. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Matemática Aplicada no IMECC-UNICAMP e seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de teoria de códigos e pesquisa operacional. Foi pioneiro no Brasil ao introduzir uma disciplina de poker no currículo de graduação da UNICAMP.

23/04/2015 - "O cérebro, um eterno aprendiz!"
Prof.ª Dra. Luciana Maria Castrillon

Psicóloga escolar e educacional em Framingham, Massachusetts. Mestre em Psicologia Educational (UNICAMP) e Doutora em Psicologia (PUC-Campinas). Certificada como Psicóloga Escolar pelo estado de Massachusetts, USA. Formação continuada através de cursos em instituições credenciadas (Universidade de Massachusetts, Centro de Desenvolvimento da Yale University e Programa de Saúde Mental Escolar da Universidade de Harvard em Cambridge).

07/04/2015 - "A Gestão da Carreira como um diferencial de Competitividade Profissional"
Prof.º Dr. Joel Dutra

Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo.

26/03/2015 - "Estratégias diferenciadas do processo de leitura e escrita para aprendizagem na Universidade"
Profª Dra. Elena Martín Ortega

A professora é Catedrática de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade Autônoma de Madri. Diretora do Mestrado em Psicologia da Educação da UAM. Subdiretora e Diretora Geral do Ministério da Educação e Ciência, cargos desempenhados durante 11 anos (1985-1996) fazendo parte do grupo responsável pela preparação e execução da Reforma Educativa da Lei de Ordenação Geral do Sistema Educativo (LOGSE). Membro do Instituto de Avaliação e Assessoria de Centros Docentes (IDEA) que realiza avaliações de programas e de centros escolares. Consultora da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) em temas de avaliação educativa. Suas publicações e investigações se centram em temas relacionados com as concepções de professores e estudantes; a leitura e a escrita em processos de aprendizagem; o currículo na assessoria psicopedagógica; e a avaliação educativa da perspectiva da aprendizagem dos centros e do sistema.

17/03/2015 - "Muito além das salas de aula"
Profª Dra. Daniela Guerreiro Casanova

Atualmente cursando Pós Doutorado em Administração Educacional na Universidade Nove de Julho. Doutorado em Educação realizado na Universidade Estadual de Campinas (2013), com bolsa FAPESP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP -(2007), especialista em psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP -(2001) e graduada em pedagogia pela Faculdades Associadas Ipiranga - FAI - (1999). Foi Assistente de Direção e Coordenadora Pedagógica do Colégio Integrado Americano e docente da Faculdade Interação Americana - FIA -. Atuou como Orientadora Psicopedagógica na educação básica e na educação superior.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autoeficácia acadêmica, autoeficácia de docentes e de gestores escolares, eficácia coletiva escolar, estudantes ingressantes, ensino médio, educação superior, Teoria Social Cognitiva, teorias do desenvolvimento e aprendizagem, formação de professores e dificuldades de aprendizagem. Autora renomada com publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros publicados. (Fonte: Currículo Lattes)

07/11/2014 - "Habilidades sociais e a formação universitária?"
Profª Dra. Daniele C. Lopes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado em Educação Especial e doutorado em Psicologia, ambos também pela UFSCar. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e está vinculada ao Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) coordenado pelos professores Dr. Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette. Tem atuado na área de Psicologia, Educação, Educação Especial e Engenharia e seu interesse está focado em intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Nos últimos anos, tem atuado em intervenções com universitários na transição do contexto educacional para o mercado de trabalho.

31/10/2014 - "Continuar escolhendo"
Dr. Silvio Bock

Possui graduação em pedagogia - Pontífica Universidade Católica de São paulo (1975), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, orientação vocacional, profissões - aspectos psicologicos, profissões-aspectos sociais e psicologia sóciohistórica.

23/09/2014 - "Como ler e escrever na Universidade?"
Profª Dra. Raquel Salek Fiad

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e PhD em Lingüística pela State University of New York (1980). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da escrita, letramento, ensino de português, formação de professores. É lider do Grupo de Pesquisa "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções", cadastrado no CNPq.

12/05/2014 e 28/06/2011- "(Des)regular o estudar na Universidade? Elementar, meu caro Watson!”
Profº. Dr. Pedro Rosário (Universidade do Minho)

É professor associado com agregação na Universidade do Minho (Braga, Portugal). É formado em Psicologia pela Universidade de Lisboa e e possui Doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho. A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação e Psicologia da Educação. Participa no mestrado integrado em Psicologia e no curso de doutoramento de Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso acadêmico dos alunos, dando especial enfoque ao estudo dos processos de autorregulação da aprendizagem, construção de instrumentos de avaliação centrados nesses processos e de programas de intervenção em contextos educativos.

24/04/2014 - "A ansiedade está dentro de você - Saiba como funciona!"
Profª. Dr. Paula Fernandes (FEF/Unicamp)

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e Doutora em Ciências Médicas - Neurociências, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora associada da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, no Departamento de Ciências do Esporte. Trabalha com Psicologia do Esporte, Psicologia do Comportamento e Neurociências, atuando principalmente nas áreas relacionadas à: avaliação psicológica e cognitiva, qualidade de vida, depressão, ansiedade e neuroimagem. Atua também na área da epilepsia e AVC, junto com o Departamento de Neurologia da FCM - UNICAMP, ressaltando o estigma e os aspectos psicológicos destas condições. Foi, por duas gestões, presidente da ASPE, Assistência à Saúde de Pacientes Com Epilepsia, uma ONG composta de voluntários que tem a missão de promover saúde biopsicossocial às pessoas com epilepsia e AVC e suas famílias.

21/03/2014 - "Vale a pena turbinar o cérebro? Potencialidades entre drogas e alimentos"
Profº. Dr. Dennys Cintra (FCA/Unicamp)

Nutricionista pela Universidade de Alfenas (2001). Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Doutor em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas em 2009. Professor MS-3 da disciplina de Alimentos Funcionais e Nutrigenômica da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Coordenador do Laboratório de Genômica Nutricional (LabGeN) da UNICAMP. Pesquisador Associado do Laboratório de Sinalização Celular (LabSinCel) da UNICAMP. Coordenador do Centro de Estudos em Lipídios e Nutrigenômica (CELN) da UNICAMP. Tem experiência na área de Biologia Molecular, Nutrigenômica, Alimentos Funcionais e Nutrição Clínica, atuando em pesquisas relacionadas às investigações dos mecanismos moleculares exercidos por nutrientes em doenças como a obesidade e o diabetes.

21/10/2013 - "Construção da carreira e transição universidade-trabalho"
Profª Dra. Lucy Leal Melo Silva (FFCLRP/USP)

Docente na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Graduada em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar, 1993) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2000). É livre docente pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Responsável pela área de Orientação Profissional na FFCLRP/USP, na qual desenvolve pesquisa, ensino e extensão. Linha de pesquisa: orientação profissional, educação e desenvolvimento de carreira: diagnóstico e intervenção. Editora da Revista Brasileira de Orientação Profissional.

07/10/2013 - "Falar em público? Yes, we can!"
Prof. Dr. Mauro José Andrade Tereso

Possui Graduação em Engenharia Agrícola (Unicamp, 1981), Mestrado em Engenharia Agrícola (Unicamp, 1984), Doutorado em Educação (Unicamp, 1992) e livre docência em Ergonomia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2009). Foi assessor da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas entre 2006 e 2008 e o primeiro diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp em Limeira (FCA), em 2008 e 2009. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp e ministra há vários anos a disciplina multidisciplinar Técnicas e Organização de Apresentações em Público, tanto para Graduação, como para Pós-Graduação de todos os cursos da Universidade. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Organização e Análise Ergonômica do Trabalho, atuando, principalmente, nos seguintes temas: organização do trabalho, ergonomia da atividade, ergonomia de concepção e fatores humanos, planejamento e desenvolvimento rural.

28/08/2013 - "Ser ou não ser, eis a questão: como se tornar um leitor estratégico e potencializar sua aprendizagem."
Profª Dra. Adriana Cristina Boulhoça Suehiro

Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia, na área de concentração Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco/ Itatiba (2005/2008). Atualmente é professora adjunta, nível II, Gestora de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e integrante do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, desempenho acadêmico, aprendizagem escolar, desenvolvimento percepto-motor, inteligência, stress e ensino superior.

23/05/2013 - "Como o cérebro funciona: relações entre memória, atenção e prática de esportes.
Profª Drª Paula Teixeira Fernandes

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). Mestre (2001) e Doutora (2005) e Pós-Doutoranda (2010) em Ciências Médicas, área de Concentração de Neurociências, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física da Unicamp, na área de Psicologia do Esporte e Neurociências, aprovada em concurso público. É também Professora do Programa de Pós-graduação em Divulgação Científica e Pesquisadora Colaboradora do Labjor/Nudecri/Unicamp e do Departamento de Neurologia - FCM/Unicamp. Seu trabalho tem ênfase em Psicologia do Esporte e Neurociências, atuando principalmente nas seguintes áreas: avaliação psicológica, avaliação esportiva, avaliação cognitiva, estigma, qualidade de vida, stress, cognição, depressão, ansiedade, habilidades sociais, emoções. É presidente da ASPE, Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia, uma ONG que tem a missão de promover saúde biopsicossocial às pessoas com epilepsia, AVC e suas famílias.

Prof. Dr. João Paulo Borin
Professor de Educação Física com Mestrado e Doutorado na área de Ciência do Desporto pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2002). Especialista em Fisiologia do Exercício e Ciência do Treinamento pela Unicamp e Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo pela Academia Estatal de Cultura Física de Moscou/ Rússia. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp na Faculdade de Educação Física. Possui experiência na área de Educação Física (FEF), com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Treinamento Desportivo, Preparação Física, Treinamento Físico, Monitoramento e Controle da Carga de Treinamento.

23/04/2013 - "Me inclua fora disso!" Conversando sobre as relações interpessoais
Profª Drª Isabel Cristina Dib Bariani

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp, 1977), Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: estudante universitário, educação superior, avaliação do ensino e adolescência.

09/04/2013 - Debate e exibição do documentário "Romance de formação"
Profª Drª Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp (FE). Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP, 1971) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1989). Livre docente e titular pela Unicamp. Coordena o GEPES (Grupo Nacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior) e trabalha as linhas de pesquisa: políticas da educação superior, filosofia e currículo da educação superior, inovação curricular, educação geral e reformas universitárias. Pesquisadora da CAPES/ INEP, com o projeto aprovado "Observatório da Educação", 2011-2013, Impacto da Formação de Professores no Desempenho dos alunos no censo escolar e prova Brasil das escolas públicas estaduais da região Sudeste e Sul . Ex- Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (1998-2002) e ex-coordenadora associada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Unicamp (2010-2012). Tem livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

18/10/2012 - "A sonolência é mera consequência: será que podemos dormir melhor?"
Prof.ª Dra. Maria Filomena Ceolim

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1984), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP, 1993), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP, 1999) e livre docência pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem desta universidade (gestão 2011/2013). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Idoso, atuando, principalmente, nos seguintes temas: idoso, enfermagem, assistência de enfermagem, ciclo vigília-sono e cronobiologia.

17/09/2012 - "O que é ler e escrever na Universidade?"
Prof.ª Dra. Raquel Salek Fiad

Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1969), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (unicamp, 1975) e Doutorado em Linguística pela State University of New York (Suny, 1980). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição da escrita, letramento, ensino de português e formação de professores.

30/08/2012 - "Como fazer a melhor escolha? Conversando sobre o planejamento de carreira"
Prof.ª Dra. Tânia Casado

Tania Casado concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP, 1998). Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP). Publicou 7 artigos em periódicos especializados e 30 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros publicados. Orientou 8 dissertações de mestrado, além de ter orientado 2 trabalhos de iniciação científica e 35 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Psicologia e Administração. Recebeu 22 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Em suas atividades profissionais interagiu com 98 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comportamento Organizacional, Tipos psicológicos, Carreira, Administração de Recursos Humanos, Motivação, Psicologia.

Dr. Petrus Raulino
Petrus Raulino é Psiquiatra e consultor, com Graduação em Medicina pela Unicamp e residências médicas em Psiquiatria Clínica e Psicoterapia pela Unicamp. Possui Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria.Concluiu também residência médica em Cirurgia Geral pela Unicamp, conquistando ampla experiência na complexa interface entre os diagnósticos psiquiátricos e os diagnósticos de outras especialidades. É Coordenador do Setor de Psiquiatria do Hospital Vera Cruz (Campinas – SP), responsável pela equipe de interconsultas psiquiátricas do Pronto-Socorro, UTI e enfermarias. Foi membro do Laboratório de Saúde Mental e Trabalho da Unicamp e possui Pós-Graduação (especialização) em Consultoria de Carreira pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Dedica-se à pesquisa e ao estudo das implicações entre as carreiras contemporâneas, a saúde mental e a produtividade. É membro do grupo EGOS (European Group for Organizational Studies) e apresentou artigo de pesquisa sobre as conexões entre felicidade (bem-estar), resiliência e carreira no 28th EGOS Colloquium (Helsinki, 2012).

23/05/2012 - "Motivação otimizada e sucesso nos cursos da Universidade"
Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck

Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), revisor do periódico da Psicologia Escolar e Educacional, revisor do periódico da Psico-USF, revisor do periódico da Estudos de Psicologia (UFRN), revisor do periódico da Revista de Psicologia Puccamp, membro de corpo editorial da Psicologia Escolar e Educacional e membro de corpo editorial da Psico-USF. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

26/04/2012 – "Trabalhos Acadêmicos em Grupo: como maximizar a sua aprendizagem?"
Profa. Dra Evely Boruchovitch

É Ph.D em Educação pela University of Southern California (USC, 1993). Atualmente, é professora titular e livre docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi editora da Revista Educação e Ensino, da Universidade São Francisco (USF). É membro do corpo editorial do European Journal of Education and Psychology, da Revista Interamericana de Psicologia (RIP), e Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa: Sonhar, Comunicar, Repensar a Diferença. Foi do conselho científico da revista Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE-2004-2009) . É membro do conselho consultivo científico da Associação Educação e Psicologia AEPSI (Funchal-Portugal). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando, principalmente, com seguintes temas: estratégias de aprendizagem, motivação para aprendizagem, afetividade, metacognição, aprendizagem autorregulada, variáveis afetivo-motivacionais, bem como na construção e validação de instrumentos para avaliação psicoeducacional. Foi vice-coordenadora do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica (2008-2010) da ANPEPP e é atual coordenadora (2010-2012).

25/10/2011 - "Graduação na Unicamp: explore as oportunidades para além da sala de aula"
Profa. Dra. Maria Teresa Rodrigues

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1979), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1984), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1992) e Pós-Doutorado pela Carnegie Mellon University (CMU, 2000). Atualmente, é professora assistente da Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenadora de Graduação no período 2002 a 2006 e coordenadora do SAE no período de 2006 a 2010.

02/09/2011 - "Da Universidade para o trabalho: O que facilita esta transição?"
Profa. Dra. Diana Aguiar Vieira

Doutora em Psicologia pela Universidade do Porto (UP, Portugal) e professora adjunta no Instituto Politécnico do Porto (ISCAP e ESEIG, IPP). Autora de várias publicações nacionais e internacionais. Investigadora doutora integrada do Centro de Psicologia da UP e coach certificada pela International School of Professional Coaching (ISPC). Tem investigado e publicado sobre inserção profissional de diplomados do ensino superior, competências sociais, auto-eficácia e desenvolvimento humano, sucesso acadêmico e satisfação profissional, criação e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica; e, nos últimos anos, tem-se dedicado também ao ensino e investigação na área doCoaching. Coordenadora do serviço de Coaching, Desenvolvimento Pessoal & Profissional do ISCAP-IPP e do Serviço de Inserção Profissional da ESEIG-IPP.

19/05/2011 - "Hábitos de vida, qualidade do sono e seus efeitos na aprendizagem e no humor"
Profa. Dra. Gema Galgani Mesquita Duarte

Especialista em sono, possui Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (1999), Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa: Politicas e Práticas Educativas de Atenção à criança e ao adolescente. Suas pesquisas de mestrado e doutorado são reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. Atualmente, é docente pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), onde atua na sua área de pesquisa. É psicóloga clínica, participa como membro do grupo de Pesquisa Avançada de Medicina do Sono do Hospital das Clínicas (USP). Recentemente, foi convidada para figurar na edição de 2012 do livro "Who's Who in the World".

17/03/2011 - "Estou na Universidade, e agora? Reflexões sobre ingresso, transição e permanência no ensino superior"
Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro

Graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Educação. Atualmente, é professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE, Unicamp), vinculada ao Departamento de Psicologia Educacional e ao Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior. Tem experiência na área de Psicologia Educacional com ênfase em ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: estudante universitário, autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem.

Profa. Dra. Elizabeth Mercuri
Graduada em Psicologia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professora colaboradora da Faculdade de Educação da Unicamp (FE), onde assume a função de líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior. Tem experiência na área de Psicologia Educacional com ênfase em Ensino Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: estudante universitário, evasão, interação entre pares e ingressantes.

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com